Resenha do livro Divergente


Olá pessoal!

Hoje trago para vocês a resenha de um livro muito bom, ele é uma distopia muito bem elaborada e muito bem estruturada. É impossível tirar os olhos do livro, não é a toa que tenha feito tanto sucesso, especialmente entre o publico adolescente.

Estou falando de Divergente, escrito pela autora Veronica Roth.
Divergente foi lançado no Brasil pela Editora Rocco no ano 2012, então não é um livro tão novo assim, inclusive o segundo livro desta trilogia, que leva o nome de Insurgente já foi lançado aqui também em abril deste ano.
Divergente lembra muto o livro Jogos Vorazes,  que também é uma distopia de grande sucesso mundial.

Bom, Divergente te transporta para a uma Chicago futurística, onde após uma grande guerra, a sociedade foi dividida em facções, sendo elas: Abnegação, Amizade, Erudição, Franqueza e Audácia.

Mas o que são facções?

Facões é a divisão da sociedade em grupos de pessoas com características comuns e próprias. 

Como  e quando surgiu estas facções?


Inicialmente após uma grande guerra, o que o determinou em qual facção cada individuo pertenceria, teve a ver com a sua personalidade e dentro destas facções estes indivíduos se moldaram para seguir as normas e diretrizes de sua facção.


No mundo de Divergente, cada facção tem sua característica própria, cor, símbolo e função no governo.



Agora vamos falar uma pouco sobre cada Facção:

Abnegação: Os membros desta facção são pessoas altruístas, que sempre colocam as necessidades do próximo acima de suas próprias necessidades, são livres de qualquer vaidade, cobiça ou inveja

Cor utilizada: Cinza.

Contribuição para a sociedade: Líderes altruístas, com dever de ajudar o próximo.

Amizade: Os membros desta facção são pessoas felizes, cordiais, amiga de todos, são contra qualquer ato de violência e buscam a paz acima de tudo

Cor utilizada: Amarelo e Vermelho.

Contribuição para a sociedade: Artistas, Conselheiros e zeladores compreensivos.

Erudição: Os membros desta facção são as pessoas mais inteligentes da sociedade, sempre estão em busca de novos conhecimento e crescimento intelectual.

Cor utilizada: Azul

Contribuição para a sociedade: Professores, Pesquisadores, Cientistas, Médicos.

Franqueza: Os membros desta facção são  pessoas que prezam a  sinceridade acima de qualquer coisa.

Cor utilizada: Branco e Preto.

Contribuição para a sociedade: Líderes confiáveis e seguros no setor jurídico.

Audácia: Os membros desta facção são responsáveis pela segurança de Chicago, tanto a segurança interna como externa, pois a cidade é cercada, e quem cuida destes limites são os corajosos membros da Audácia.

Cor: Preto.

Contribuição para a sociedade: Proteção.


Conheça agora os símbolos de cada facção:




Bom, agora vamos falar do enredo do livro, a protagonista da historia de Divergente se chama Beatriz Prior, uma jovem nascida na facção da Abnegação e seu pai é um dos lideres de sua facção.

Em Divergente, ao completar 16 anos, o jovem tem que escolher a qual facção ele quer pertencer para o resto de sua vida. E  tanto Beatriz como seu irmão Caleb, estão na época de fazerem esta escolha.

E para Beatriz  esta escolha não será nada fácil, pois mesmo não tendo o perfil para a facção de sua família, ela não quer escolher outra facção diferente, pois o fazer esta escolha, ela será obrigada a abandonar sua família  e esquecer qualquer ligação com eles. Decisão complicada hein!?

Antes de chegar à escolha em si, estes jovens candidatos devem passar por duas fazes, primeiro teste de aptidão, seguida pela cerimônia de escolha.

No teste de aptidão, eles passam por uma simulação virtual que identifica  qual facção cada jovem tem perfil a ser membro.

O teste de Beatriz acaba sendo uma surpresa, tanto pra ela como para seu examinador (uma moça membro da Audácia), pois o resultado de seu teste aponta tendência para 3 facções. 
E por conta deste resultado, Beatriz é informada por sua examinadora que  ela é uma pessoa classificada como Divergente, e o que é pior,  ser Divergente é muito perigoso, então Beatriz tem que esconder este segredo de todos seus amigos e familiares.

E no dia da Cerimônia de escolha, Beatriz acaba surpreendo a si própria e a sua família, ao escolher fazer parte da Facção da Audácia.

Bom, a escolha de fazer parte de uma facção não pára por aí, pois agora Beatriz terá que  lutar com unhas e dentes para ser aceita em sua nova facção.

É aí que o livro lembra o Jogos Vorazes, pois os candidatos são obrigados a passar pelo teste de inicialização, sendo eles de força, resistência e coragem. 
E para uma menina nascida da Abnegação, passar por estes testes não será nada fácil.

Dentro de sua nova facção, Beatriz acaba descobrindo o amor, ela se envolve com um dos treinadores da Audácia, um rapaz de 18 anos chamado Quatro
É claro, dentro destes conflitos todos, tinha que ter um amor impossível neste livro.

Então juntamente com Quatro e alguns novos amigos, Tris ( sim ela mudou de nome) tem a difícil missão de se encontrar, se adequar a novas regras, mudar alguns hábitos e o mais difícil, ser aceita por sua nova facção, afim de não de tornar uma sem facção.

Será Beatriz terá força suficiente para esquecer sua família e suportar sua escolha?

Isso você só descobrirá, lendo Divergente.


Filme Divergente:

Pois é minha gente, o livro fez tanto sucesso que sua historia será reproduzida no cinema e já tem até data de estreia, março de 2014.

Na página Divergente Brasil  , você encontrará várias informações quentinhas sobre o filme.

Conheça agora o elenco:

imagem site Divergente Brasil

























Imagens da gravações:







E aí, animado para o lançamento do filme?



Um abraço e FORÇA SEMPRE!






Nenhum comentário:

Postar um comentário